A programação teve início no final da manhã, com uma missa na Igreja Matriz no centro da cidade.
Aconteceu, neste domingo (26), no município de Orocó, Sertão do São Francisco Pernambucano, a tradicional Cavalgada que faz parte da programação oficial do Festival Turístico e Cultural da Cidade. Organizada pela Associação dos Vaqueiros de Orocó, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e de Administração, o evento integra as comemorações pelos Festejos do Padroeiro de Orocó, São Sebastião.
Um dos momentos mais emocionantes do evento é quando alguém promove o encontro dos vaqueiros mais velhos, seu Antonio Paulo de 87 anos de idade esteve com outros de 79, 74 e 71 anos. Gente simples da caatinga e mesmo com a idade avançada tem orgulho de vestir o gibão, montar num cavalo e ao menos participar de eventos em sua homenagem. Por essa razão seu Antonio Paulo disse que enquanto a saúde permitir, ele vai participar da festa dos vaqueiros de Orocó e montado em seu cavalo.
A programação teve início com um ato de confraternização na sede da Associação, momento especial para muitos principalmente para os estreantes. Tem tambem a turma do jegue um grupo de jovens que fazem questão de dar suas contribuições para o engrandecimento do evento, com muita alegria e irreverência os mesmos afirmam que já estão no sexto ano consecutivo e pretendem ampliar o grupo, eles disseram ainda que já estão se preparando para o ano que vem.
O prefeito de Orocó, George Gueber, falou sobre o sucesso do evento. “A cada ano, nossa gestão busca oferecer uma festa ainda maior e melhor para homenagear nossos vaqueiros. Nesta edição, contamos com a participação de centenas de vaqueiros vindos de vários municípios, uma quantidade que nos deixa bastante emocionados e agradecidos. Obrigado a todos que estiveram presentes; aos parceiros que apoiam o evento; à nossa equipe de gestão, que se empenhou em fazer desta festa um sucesso, e a todos os envolvidos neste grande momento de fé e valorização da cultura sertaneja”, disse o prefeito.
O prefeito estava acompanhado do ex-prefeito Reginaldo Crateú, que se declarou emocionado com tudo o que viu. O ex-prefeito disse que é bom ver a cidade cada vez mais envolvida para manter suas tradições, segundo ele essa não é uma festa de prefeito e nem da administração municipal e sim do povo. “Estes momentos são de extrema importância para a população e estamos orgulhosos de nossa gente, que sabem vencer os desafios e se doarem pra fazer o melhor”, completa o ex-prefeito.
Fonte: Blog Didi Galvão