Diante da recente debandada de prefeitos do PSDB em Pernambuco, o presidente nacional do partido, Marconi Perillo (PSDB), se reuniu com o novo presidente do diretório estadual, deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), para discutir estratégias de reestruturação da legenda no estado.
Durante o encontro em Brasília, foram definidas ações voltadas à reorganização da base partidária e à formação de chapas competitivas para as eleições proporcionais de 2026, tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal.
Reestruturação
A articulação ocorre após a intervenção da Executiva Nacional do partido, que resultou na saída de Fred Loyo da presidência estadual e na nomeação de Álvaro Porto para o cargo. A mudança aconteceu após saída de Raquel Lyra do partido para ingressar no PSD.
A saída do aliado da governadora do estado gerou fortes repercussões internas. No mesmo dia, 32 prefeitos deixaram o partido, assim como a vice-governadora Priscila Krause, que havia se filiado recentemente ao PSDB.
Segundo dirigentes da legenda, a decisão da executiva nacional foi motivada por “ingerência externa e desvio da política nacional do PSDB”, o que evidenciou a necessidade de reposicionamento do partido em Pernambuco.
Reunião
Na reunião, também ficou decidido que o Instituto Teotônio Vilela — órgão de formação política do PSDB — será reativado em Pernambuco, junto aos núcleos PSDB Mulher, PSDB Jovem e PSDB Afro. Questões administrativas internas da sigla também foram tratadas durante a reunião.
“Estamos prospectando quadros, conversando com lideranças e traçando caminhos para revigorar o PSDB no Estado. Neste processo, estamos trabalhando para assegurar o fortalecimento da legenda, reocupação de espaços e crescimento da representatividade”, afirmou Álvaro Porto.
Fonte: Julia Rocha
Álvaro Porto. - Foto: Divulgação