noticias757 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Região

Pernambuco vai receber 87,6 mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue

Publicada em 22/01/2025 às 15:17h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pernambuco vai receber 87,6 mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue  Compartilhar a noticia Pernambuco vai receber 87,6 mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue  Compartilhar a noticia Pernambuco vai receber 87,6 mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue

Link da Notícia:

Pernambuco vai receber 87,6 mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça (21), que vai distribuir 87,6 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Pernambuco.

 

A iniciativa faz parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país.

 

Ainda segundo o Governo Federal, será a primeira vez que a pasta enviará esse tipo de teste para detectar a dengue.

 

A ação vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.

 

O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.

 

Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa.

 

Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.

 

Mais testes

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.

 

Veja nota técnica

 

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. “Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta.

 

Foto: Divulgação




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1663212
Usuários Online: 2645
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.