Pernambuco alcançou, em novembro, o sétimo mês consecutivo de redução nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) – ou homicídios.
Comprovando os avanços no combate à violência no Estado através do Programa ‘Juntos pela Segurança’, o mês teve uma redução de 19,3% nos casos de MVIs em relação ao mesmo período do ano passado.
Com 239 registros, esse foi o melhor mês de novembro dos últimos 21 anos. Em termos de registros, foram 57 casos a menos na comparação com novembro de 2023.
Os dados foram detalhados durante a reunião de monitoramento do programa, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, nesta segunda-feira (16), na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife.
“Estamos trabalhando constantemente para a redução da violência em nosso Estado. O acompanhamento semanal nos orienta a construir estratégias e ações importantes para o enfrentamento de crimes. Conseguimos alcançar o sétimo mês de redução nos homicídios e todas as Forças de Segurança continuarão a se dedicar para uma redução ainda maior. Esse somatório de iniciativas, juntamente com a parceria do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, é o que está nos guiando para buscar a paz social em Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.
A retração de homicídios em Pernambuco também é registrada no acumulado do ano. Entre janeiro e novembro foram – 4,4% de homicídios em relação ao mesmo período de 2023, saindo de 3.295 (2023) para 3.150 (2024) MVIs.
No balanço mensal, as mortes violentas tiveram uma queda de 0,4% em outubro; 19,3% em setembro; 10,3% em agosto; 12,6% em julho; 6,7% em junho; e 11,6% em maio – na comparação, em todos os casos, com os mesmos meses do ano passado.
Ações integradas Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), o esforço integrado entre as forças de segurança e as ações preventivas e ostensivas são fundamentais para a continuidade dessa trajetória de redução. “Investimos em equipamentos, inteligência, integração entre as polícias e na atuação das patrulhas Maria da Penha e Escolar, por exemplo, com ações que colaboram na prevenção da violência. Essa redução significativa é fruto do compromisso coletivo e da confiança que a sociedade tem depositado em nossas ações”, ressaltou o titular da pasta, Alessandro Carvalho.