Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 63,3% dos estudantes brasileiros com idades entre 12 e 17 anos já consumiram bebida alcoólica, o que representa 6 a cada 10 alunos. Diante deste número, o Instituto Aliança aderiu ao programa Na Real (chamado de Smashed, em inglês) para conscientizar este público sobre as consequências do consumo precoce.
Somente em Pernambuco, a iniciativa já atingiu 229.702 mil jovens de escolas da rede pública de ensino através de duas vertentes pedagógicas: uma peça de teatro e um curta-metragem online com trilhas de aprendizagem interativas. Eles são exibidos tanto nas escolas como em outros espaços educacionais e também promovem debates com os estudantes para provocar reflexão e escolhas conscientes acerca do não consumo de álcool.
De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE/PE), em 2024, o formato de espetáculo, que é uma adaptação original do espetáculo “Smashed”, foi apresentado em 52 escolas. Além disso, foi exibido na plataforma do Cine Debate para 40 unidades de ensino e ofertado como disciplina eletiva “Educação para Boas Escolhas” para outras 119 outras escolas da rede.
O projeto originou-se no Reino Unido, em 2009, e chegou ao Brasil em 2019 através do Instituto Aliança no Brasil, com patrocínio da empresa de bebidas Diageo. No dia 3 de dezembro, o projeto comemorou o alcance de 1.026.573 milhões de adolescentes impactados pelo programa educacional em território nacional. Agora, o objetivo é dobrar este número até 2027.
Pernambuco como destaque
Pernambuco fica atrás apenas do Ceará no ranking de estudantes atingidos pelo programa. Com 362.451 mil pessoas alcançadas, o Ceará foi o estado pioneiro no projeto. Atrás de Pernambuco e Ceará estão: Bahia (93.441 mil), Distrito Federal (79.030 mil), São Paulo (61.938 mil), Minas Gerais (59.333 mil), Rio Grande do Norte (44.490 mil), Rio de Janeiro (42.937 mil) e Paraíba (39.615 mil).
Segundo os organizadores do Na Real, a região Nordeste registra o maior número de adolescentes impactados, com 769.699 mil. Sudeste (164.208 mil) e Centro-Oeste (79.030 mil) aparecem na sequência.
“Ceará e Pernambuco são os dois estados mais parceiros do Instituto Aliança em vários projetos. São os dois estados que possuem os dois maiores números e ainda são os que nos dão mais entrega até hoje porque o programa já amadureceu, já se expandiu e já criou capilaridade. Já estamos indo para o interior porque já cobrimos praticamente toda a Região Metropolitana e uma das demandas das secretarias é interiorizar o programa”, explica a co-fundadora do Instituto Aliança, Neymar Vilar.
No último ano, o Na Real esteve em 157 municípios brasileiros, com 1.388 escolas participantes e 3.681 apresentações, sendo 578 peças de teatro e 3.103 curtas-metragens online. Além disso, o projeto registrou 88 organizações educacionais parceiras e oito Acordos de Cooperação firmados com Secretarias de Educação do Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Atualmente, o modelo é realizado em 38 países, está disponível em 17 idiomas e já impactou 5 milhões de adolescentes. A meta é alcançar 10 milhões de pessoas até 2030.
Na prática
Adicionalmente, no Brasil, a iniciativa oferece nos estados do Ceará e Pernambuco uma vertente de formação de professores para aplicação da metodologia e conteúdo de forma transversal ou complementar em currículos escolares/programas educativos voltados para adolescentes.
“A matéria eletiva trata sobre o consumo do álcool na adolescência e traz a proposta para o estudante refletir e fazer as escolhas certas e as consequências que elas podem trazer para as vidas deles. E, ainda, ajuda a promover o bem-estar dos jovens e ter um futuro equilibrado. Eu vejo esse projeto como algo muito interessante na vida deles. Ao todo, são seis meses desta disciplina eletiva e eu percebo que há mudanças nos comportamentos e nas amizades deles durante o projeto”, afirma Ana Cláudia, professora da Escola Maria Gayão Pessoa Guerra, em Araçoiaba.
O maior foco do Na Real é impactar a vida dos estudantes e também utilizá-los como propagadores da informação. Assim, os jovens deixam de ser apenas os receptores da mensagem de conscientização e passam a transmiti-las para outras pessoas, aumentando ainda mais o número de pessoas que deixam de consumir bebidas alcoólicas na adolescência.
“O Programa Na Real se insere entre as iniciativas do Instituto Aliança na área de Incidência nas Políticas de Educação que buscam, entre outros objetivos, influenciar práticas educacionais para a adoção de metodologias participativas, tornando-as mais atrativas e contribuindo com a melhoria dos indicadores positivos relacionados à educação. Representa, atualmente, o programa de maior alcance de pessoas beneficiadas”, explicou Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança.
Dados do Instituto Aliança e da Diageo mostram que há mudanças nas atitudes dos adolescentes em relação ao consumo de álcool após participarem das ações do Na Real. No período de junho de 2023 a maio de 2024, 85% dos adolescentes que assistiram ao curta-metragem online e 75% dos que assistiram à peça de teatro confirmaram mudança favorável de atitude.
“Meus filhos têm 15 e 16 anos e eu achei essa parceria da escola bem programada porque influenciou e tirou muitos jovens do mundo das bebidas. Eles enxergaram o que o álcool pode fazer na vida de um adolescente. Meus filhos nunca tiveram contato com álcool, mas tenho conhecidos que já beberam álcool nessa fase e já mostrei esses exemplos aos meus filhos. Fiquei muito satisfeita e grata à escola por este projeto”, relata Maria Rosa, mãe de dois adolescentes que estudam na Escola Maria Gayão Pessoa Guerra.
A Secretaria de Educação de Pernambuco informou ao Diario de Pernambuco que “percebeu, através de depoimentos dos estudantes e professores, mudanças nos contextos educacional e pessoal dos estudantes”.
“Entre elas, a transformação no comportamento dos alunos, que passaram a refletir mais profundamente sobre as consequências do consumo de álcool; de postura e nos valores, contribuindo no protagonismo, na autoestima e na capacidade de tomar decisões mais responsáveis; além da promoção de um ambiente favorável ao diálogo”, complementou.
Diageo
A Diageo aderiu o Na Real uma vez que possui a iniciativa "Espírito do Progresso", composta por pilares que promovem o consumo responsável de álcool, fomenta a diversidade e inclusão e garante a sustentabilidade da cadeia de produção.
“Este tema que não é estranho para nós e inegociável. Para nós, menores de idade não podem beber em hipótese alguma. Quando a gente fala que tem os três pilares, isso está tão enraizado e tão forte dentro da companhia que a gente acredita que tem que fomentar e acelerar este tipo de parceria. A gente acredita que tem vertentes de crescimento de outras formas, como qualidade de produto e olhando para o público que realmente deve consumir sempre com moderação”, destaca o head ESG da Diageo, Gabriel Marin Prudlik.
De acordo com Gabriel Prudlik, há uma análise dos números alcançados nos estados a cada semana e mês para estipular novas metas. “No dia a dia a gente faz o trabalho de acompanhar. O Brasil tem uma realidade de escolas em que acaba água, luz e tem semanas de eleição. Então são muitos desafios do dia a dia e a gente vai calibrando junto com as secretarias, com o Instituto e com as escolas”, completa.
Fonte: Adelmo Lucena
(Foto: Divulgação / Instituto Aliança