Idealizado pela protetora de animais Márcia Borges, o Projeto Oxente publicou um abaixo-assinado online demandando da Prefeitura de Petrolina um programa de castração em massa de cães e gatos. A petição no site Change.org já passou de 14 mil assinaturas.
Márcia recolhe e cuida de animais abandonados em Petrolina desde 2018, somando mais de 500 resgates e centenas de castrações pagas por meio de doações. Ela reclama da falta de políticas públicas para redução de cães e gatos nas ruas da cidade.
“O cenário em Petrolina está gradualmente se transformando em caos. Um grande número de animais está nascendo e morrendo, e sabemos que isso pode ser evitado através de um programa de castração”, argumenta a protetora no texto do abaixo-assinado.
Petrolina possui um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com um castramóvel que é usado uma vez por mês. Contudo, no equipamento são castrados apenas animais com tutores. Dessa forma, não consegue diminuir o número de animais nas ruas.
A petição também solicita um canil/gatil adequado para o fornecimento de cuidados pós-operatórios para os animais, facilitando o processo de adoção. “Precisamos melhorar a vida desses animais, e a castração em massa é defendida pelos profissionais como uma solução efetiva para esta crise”, reforça o texto do abaixo-assinado.
Da redação do Blog Alvinho Patriota