A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, nesta segunda-feira (2), às 14h30, a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da 20ª legislatura, que compreende o período de 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janeiro de 2027 .
De acordo com o regimento interno, todos os deputados em exercício, exceto os suplentes, podem concorrer aos cargos de presidente, primeiro secretário, primeiro e segundo vice-presidentes, segundo, terceiro e quarto secretários, além de sete suplentes.
A convocação foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (29), e os registros de candidatura deverão ser feitos na Secretaria Geral da Mesa Diretora entre 8h e 12h30 do dia da eleição . O pedido pode ser formalizado até duas horas antes do início da reunião.
A eleição será realizada por voto secreto e, preferencialmente, por sistema eletrônico. Caso este não esteja disponível, utiliza-se votação impressa. O regimento garante que, em qualquer das modalidades, o sigilo do voto seja garantido.
Durante o processo, os candidatos terão direito a um pronunciamento de cinco minutos . Além disso, até dois deputados podem ser indicados como fiscais por chapa ou candidatura avulsa.
Para que a eleição ocorra, é necessária a presença de 25 deputados (maioria absoluta). Caso alguma carga não obtenha a maioria absoluta, será realizada um segundo turno entre os dois candidatos mais votados.
No caso de empate no segundo turno, o regimento prevê critérios de desempate:
Deputado com maior número de mandatos.
Deputado mais idoso.
A purificação será conduzida de forma pública, e os resultados para cada carga serão anunciados ao término do processo. Essa eleição definirá a composição que conduzirá os trabalhos legislativos nos dois últimos anos da legislatura, com impacto direto na governança do estado.