Em outubro, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, está intensificando a oferta de consultas e exames voltados à saúde da mulher. Neste mês, cerca de 900 exames, incluindo mamografias e ultrassonografias mamárias, estão sendo agendados pela regulação do município. Os atendimentos ocorrem no Centro de Referência em Saúde da Mulher, e em clínicas e hospitais conveniados.
Entre janeiro e setembro, mais de 3.500 procedimentos foram realizados para atender às necessidades das mulheres em relação a esses exames. Além dos atendimentos clínicos e encaminhamentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, as mulheres também têm acesso aos serviços no Centro de Referência em Saúde da Mulher.
Câncer de mama:
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre mulheres e a principal causa de morte por câncer no Brasil. O diagnóstico precoce é fundamental, pois permite tratamentos menos agressivos e diminui a mortalidade.
Algumas ações que podem ajudar a reduzir o risco incluem:
• Praticar atividade física regularmente
• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
• Amamentar
• Investigar qualquer nódulo ou sintoma suspeito nas mamas
A mamografia de rotina é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento para garantir a saúde das mulheres.
Foto: Ascom PMP