O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anunciou novos recursos de acessibilidade para as Eleições 2024, com o objetivo de garantir maior inclusão para eleitores com deficiência.
Um dos destaques é a ferramenta de sintetização de voz “Letícia”, que informará os cargos em votação, os números digitados e o nome dos candidatos. Além disso, o equipamento contará com um intérprete de Libras na tela para auxiliar eleitores com deficiência auditiva.
O presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, enfatizou a importância da acessibilidade como um direito constitucional. Em sua fala, ele destacou: “Acessibilidade é, antes de tudo, uma garantia para o pleno exercício de todos os direitos civis, políticos, sociais e culturais de todos os cidadãos”.
Ele também ressaltou o papel do TRE-PE na promoção de uma infraestrutura acessível, que inclui desde adaptações arquitetônicas nos locais de votação até o desenvolvimento de tecnologias assistivas.
O evento, promovido pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA), contou com a participação de eleitores com deficiência e mobilidade reduzida, que puderam conhecer as novas ações e tecnologias. Marília Mendonça, servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco e mesária desde 2012, que é cega, elogiou as melhorias: “Sempre estou nesse evento e venho acompanhando cada vez mais a evolução da tecnologia nas urnas, que antigamente não tinham o áudio, apenas o teclado em braille”, relatou. “Então, está bem melhor. A acessibilidade dá bem mais autonomia para a gente trabalhar.”
Além das tecnologias assistivas, foi renovada a parceria do projeto Eleições Acessíveis, iniciado em 2020, entre o TRE-PE, o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros. Este programa oferece transporte adaptado para eleitores com deficiência.
Para as eleições deste ano, o serviço atenderá 250 eleitores em sete municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina), utilizando uma frota de 28 veículos. Interessados em solicitar o serviço podem entrar em contato pelo WhatsApp (81) 3194-9275.