No primeiro semestre de 2024, a Neoenergia Pernambuco registrou 745 casos de furtos de cabos de energia elétrica em todo o estado. Esses crimes, que violam o Código Penal Brasileiro, afetaram aproximadamente 6,8 mil famílias e impactaram escolas, hospitais, delegacias e outros serviços públicos e privados.
O furto de cabos não só aumenta a frequência de interrupções no fornecimento de energia, mas também compromete a qualidade do serviço, causando prejuízos e transtornos à população, além de representar um grave risco à segurança.
Manusear cabos energizados pode resultar em consequências severas, como morte ou lesões graves, incluindo perda de membros e fraturas por quedas. O furto desses equipamentos causa interrupções inesperadas no fornecimento de energia, prejudicando muitos clientes. A Neoenergia Pernambuco ressalta que somente suas equipes autorizadas têm permissão para subir em postes e trabalhar na rede de distribuição.
Para combater esse tipo de crime, a empresa substituiu cabos de cobre por fios de alumínio e tem promovido ações de conscientização sobre os perigos do furto de cabos. A concessionária também incentiva a denúncia através dos canais de comunicação, como o número 116 ou WhatsApp (81 3217-6990), e realiza o mapeamento de áreas com maior reincidência de furtos para compartilhamento com as autoridades policiais.
André Tavares, gerente de Desempenho da Neoenergia Pernambuco, destaca a importância dessas ações: “Técnicos e eletricistas poderiam estar reforçando a rede elétrica ou atendendo outras demandas, mas precisam se deslocar para substituir o cabo ou equipamento furtado. Além dos clientes diretamente afetados, milhares de consumidores sofrem com a interrupção de energia, já que o furto de certos equipamentos impossibilita a normalização remota, o que poderia ser feito em segundos, mas leva horas.”
DENÚNCIA
A população deve evitar se aproximar de cabos de energia pendurados nos postes e, caso testemunhe pessoas não autorizadas realizando intervenções em postes, deve acionar a Polícia Militar pelo 190 e contatar imediatamente a concessionária pelo 116.