A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou um homem que transportava 15 pássaros silvestres e três galos domésticos no porta-malas de um carro na BR 116, em Salgueiro, no Sertão pernambucano. O caso aconteceu nesta quarta-feira (17) durante uma fiscalização da PRF.
De acordo com a PRF, foram encontrados sete gaiolas com pássaros da espécie coleirinho e dois equipamentos utilizados para transportar os galos no porta-malas do veículo. Os animais iriam percorrer cerca de 2,5 mil quilômetros entre as cidades de Boa Esperança, no Espírito Santo, em direção a Baturité, no Ceará.
Durante a abordagem, os policiais perceberam que o condutor não possuía a documentação das aves e realizava o transporte em um local inadequado. Ele disse que iria levá-las para um amigo.
A equipe emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus tratos e as aves foram encaminhadas ao órgão ambiental.
De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a pena pode variar de seis meses a um ano de detenção e multa para quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito animais silvestres.
Fonte: Adelmo Lucena
(Foto: Reprodução/PRF)