Cobrado por deputados da oposição, o Governo de Pernambuco vai pagar em agosto o 13° do Bolsa Família para beneficiários do Estado que atendem os requisitos. O abono no valor de R$ 150 será depositado junto com o valor normal do Bolsa Família, seguindo o calendário de pagamento, conforme o número final do NIS.
O benefício extra foi instituído em 2019 e caía nas contas de 1,6 milhão de beneficiários em fevereiro. Segundo o atual governo, o atraso de seis meses é decorrente de um pente-fino na base de dados, que encontrou irregularidades em 600 mil cadastros.
Em recente entrevista à Rádio Folha, o secretário estadual de Fazenda, Wilson José de Paula, afirmou que a gestão passada pagava o 13° sem checagem, mas o governo atual resolveu olhar quem realmente precisa do dinheiro.
“Para se ter uma ideia, tem gente com Porsche, Toyota, carro elétrico. Tem sócio de empresa com capital superior a 200 mil reais e gente com vínculo empregatício”, expôs o secretário durante a entrevista, destacando que a revisão rendeu uma economia de R$ 170 milhões aos cofres do Estado.
O secretário disse ainda que as 600 mil pessoas que ficaram fora do pagamento do 13° do benefício terão oportunidade de contestar, corrigindo as irregularidades, se for o caso.
Da redação do Blog Alvinho Patriota