O Maio Amarelo é um movimento internacional que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice global de mortes e feridos no trânsito, através da realização de ações para conscientizar motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, também apoia esse movimento para a prevenção. Em 2023, o hospital atendeu 8.782 vítimas de acidentes de trânsito.
Além disso, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), neste ano, até 29 de abril, o Hospital Universitário de Petrolina lidera o número de vítimas por unidade, com 2.298 pacientes; seguido pelo Hospital da Restauração (HR), no Recife, com 2.129 vítimas e, em terceira posição, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, com 1.334 pacientes. Entre as lesões mais recorrentes registradas em Pernambuco, neste ano, estão as fraturas, torções e politraumatismo.
Os sinistros são, em grande parte, causados por comportamentos imprudentes, como excesso de velocidade, desrespeito às sinalizações e consumo de álcool, ocasionando um elevado número de vítimas que necessitam de atendimento médico e procedimentos cirúrgicos.
Fonte: Edenevaldo Alves