Por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Pernambuco anunciou nessa quarta-feira, 1, que vai aderir à ampliação da oferta da vacina contra a Influenza para toda a população não imunizada a partir de 6 meses. O objetivo da expansão da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é reduzir os atendimentos ambulatoriais e internações nesse período de sazonalidade das doenças respiratórias.
O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) vai enviar nesta quinta-feira, 2, a sétima remessa de doses da vacina para os 184 municípios pernambucanos, mais o arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo, estão sendo distribuídos 236.810 imunizantes, somando 2.432.580 doses destinadas às cidades do Estado desde o início da campanha. A vacinação contra a gripe segue até que os estoques sejam zerados.
“Todos os anos, ao fim da Campanha de Influenza, o Ministério da Saúde faz a recomendação de ampliação para toda a população não vacinada. Este ano, ocorreu mais cedo, geralmente a extensão se dá logo após finalizar o mês de maio, mas vale ressaltar que, este ano, o início da vacinação contra a gripe, no Estado, começou mais cedo, com os municípios sendo abastecidos com o imunobiológico no fim da primeira semana de março”, explica a superintendente estadual de imunizações, Jeane Torres Tavares.
De março até essa terça-feira, 30, Pernambuco vacinou 877.814 pessoas dos grupos prioritários. Isso representa uma cobertura de 27,2% do público-alvo, estimado em 3.597.531.
Da redação do Blog Alvinho Patriota