Nessa sexta-feira, 22, em alusão ao Dia Mundial da Água, a Codevasf realizará um peixamento no Rio São Francisco, o maior já feito pela 3ª Superintendência Regional da companhia, com sede em Petrolna. A empresa pública do Governo Federal soltará na Orla Fluvial de Petrolina 150 mil alevinos, das espécies piau, curimatã e pacamã, nativas da bacia hidrográfica. O evento também integra as comemorações dos 50 anos da Codevasf.
A ação será promovida em frente ao Hotel de Trânsito, localizado na Avenida Cardoso de Sá, s/n, na Orla Fluvial. Essas atividades de repovoamento do Rio São Francisco são realizadas pela Codevasf por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. O peixamento é importante porque a construção de grandes barragens altera o fluxo normal dos rios com barreiras físicas, dificultando a piracema (processo em que os peixes nadam contra a corrente para procurar locais adequados para reprodução).
“Quando a gente faz peixamentos com espécies que estão com a sua reprodução reduzida estamos mantendo a fauna nativa do Rio São Francisco. Isso faz com que essas espécies não entrem em extinção”, ressalta o engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, Rozzano Cavalcanti.
Da redação do Blog Alvinho Patriota