O Dia de São José é comemorado nesta terça-feira (19) e a chuva nesta data é muito aguardada por agricultores nordestinos, pois é sinônimo de fartura da colheita. A crença existe há séculos e, segundo o catolicismo, São José foi pai de Jesus e trabalhava no campo. Por isso, neste dia muitos agricultores erguem a cabeça para o céu com a esperança de que a chuva chegue.
Especialistas explicam que a data do Santo coincide com a mudança de estação do verão para o outono no hemisfério sul. A chegada do outono, no dia 20 de março, traz um clima mais ameno em algumas localidades do país.
No entanto, no Norte e Nordeste as variações climáticas são poucas. Entre as principais características desta estação estão a queda de temperatura, dias mais curtos e as árvores começam a perder as folhas.
A transição de estações ainda favorece a Zona de Convergência Intertropical, que é uma banda de nuvens que circula todo o planeta na região equatorial. Esta zona é uma das principais causadoras de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão do clima para o dia 19 de março no estado é a seguinte:
- Região Metropolitana do Recife: Parcialmente nublado a claro com chuva rápida de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite com intensidade fraca.
- Mata Norte e Sul: Parcialmente nublado a claro com chuva rápida de forma isolada manhã e noite com intensidade fraca.
- Agreste: Parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca.
- Sertão de Pernambuco: Parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.
- Sertão de São Francisco: Parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.
Fonte: Adelmo Lucena
Foto: Elza Fíuza/Agência Brasil