A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou um aumento na vazão média diária da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, localizada na cidade de Paulo Afonso, norte do estado. A vazão que estava em 900 metros cúbicos por segundo (m³/s), subiu para 1.600 m³/s na quinta-feira (7), representando um aumento de 77%.
O aumento da vazão implica em liberar um volume maior de água por segundo do reservatório da barragem. A medida visa garantir o abastecimento de mais barragens e hidroelétricas em todo o Brasil.
De acordo com a Chesf, o aumento da vazão será gradual. Na quinta-feira, chegou a 1.300 m³/s e, nesta sexta-feira (8), atingiu os 1.600 m³/s. Para o mês de abril, a previsão é que a vazão se estabilize em 1.200 m³/s.
A empresa assegurou que realiza estudos de segurança e que as comunidades ribeirinhas não correm riscos com o aumento do volume hídrico. Qualquer alteração será comunicada pela Chesf às comunidades que vivem às margens do Rio São Francisco, que atravessa cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe).
Nesta semana, o reservatório de Sobradinho alcançou 73% do seu volume útil, o que representa uma redução de 27% em comparação ao mesmo período do ano passado.
As informações são do G1 Bahia.