Considerada a ‘Capital do Sertão’, Petrolina é a 6ª cidade de Pernambuco com maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs). Segundo o banco Santander, que lançou uma plataforma permitindo que microempreendedores obtenham um CNPJ gratuitamente e em apenas 10 minutos, 60% dos MEIs de Pernambuco se concentram em cinco cidades: Recife (129,9 mil), Jaboatão dos Guararapes (49 mil), Olinda (30,2 mil), Paulista (26,6 mil), Caruaru (26,5 mil) e Petrolina (24,5 mil).
Cidades com grande quantidade de MEIs demonstram vocação natural ao empreendedorismo e assim conseguem do Santander Brasil uma plataforma que permite a formalização gratuita, rápida e orientada. A finalidade é atender quem já empreende, mas ainda na condição de pessoa física. Os interessados podem obter o CNPJ pela instituição bancária neste site.
A iniciativa faz parte do Programa Avançar, pelo qual o Santander entrega ofertas não financeiras a seus clientes, como cursos com certificados e orientações a quem está empreendendo. Para descomplicar a abertura do CNPJ, o banco fez uma parceria com a empresa MaisMEI, startup especializada em soluções para autônomos.
O banco destaca que a informalidade prejudica empreendedores, dificultando, por exemplo, o acesso a linhas de crédito e outras soluções bancárias que ajudam o negócio a prosperar. A formalização, agregada à abertura de uma conta corrente, possibilita ao empreendedor separar suas despesas pessoais dos custos fixos e variáveis da empresa. Assim, tem uma melhor gestão do fluxo de caixa e do lucro do empreendimento.
Outros benefícios de se formalizar são: possibilidade de se aposentar, auxílios doença e maternidade e vantagens para negociar com fornecedores quando se pode emitir nota fiscal.
Da redação do Blog Alvinho Patriota