Desde o registro da mortandade de peixes na região de Itamotinga, Zona Rural de Juazeiro (BA), no último domingo (5), o SAAE tem coletado amostras e realizado análises para, de acordo com as condições físico-químicas, determinar se a água já se encontra adequada para consumo humano. Porém, o resultado da última análise feita pelo órgão saiu na manhã desta quarta-feira (8) e determinou que o uso da água pela população dessa área continua sendo impróprio.
Juntamente com a Defesa Civil do município, a autarquia tem trabalhado diuturnamente para abastecer as comunidades de Itamotinga, Maniçoba, Juremal, Carnaíba e redondezas através de carros-pipas. A Prefeitura de Juazeiro mobilizou uma verdadeira força-tarefa para minimizar ao máximo os transtornos à população.
As análises realizadas pelo SAAE dizem somente respeito às condições de utilização da água e o abastecimento das localidades. O SAAE continua monitorando, junto a outros órgãos, a qualidade da água diariamente.
Outras análises
Amostras da água foram encaminhadas para análises detalhadas em laboratórios especializados de outros órgãos, que serão capazes de determinar a causa da mortandade dos peixes e identificar os responsáveis para tomar as medidas adequadas.
Fonte: Carlos Britto
Foto: Ascom PMJ/SAAE divulgação