Nessa terça-feira, 26, o Governo Federal lançou uma iniciativa com objetivo de universalizar a conectividade de qualidade nas instituições públicas de educação básica até 2026. Em Pernambuco, o programa Escolas Conectadas levará internet para 2.122 unidades escolares, o que representa 36% das 5.937 escolas públicas de educação básica do Estado. O governo também vai implementar conexão por Wi-Fi em 3.110 escolas pernambucanas.
“A educação das nossas crianças e jovens não pode esperar. Temos que ter um trabalho imenso para recuperar a capacidade dessas crianças voltarem a aprender. Com internet de qualidade em todas as escolas, o filho do pobre terá a mesma qualidade de ensino que o filho do rico”, disse o presidente Lula.
O objetivo do governo não é apenas levar internet para as escolas da educação básica, mas assegurar conexão por fibra óptica ou via satélite com velocidade de, no mínimo, 1 Mbps por aluno. Atualmente Pernambuco tem 358 escolas com velocidade de internet monitorada e adequada, 1.755 com velocidade monitorada, mas de qualidade insuficiente, e 3.824 sem qualquer tipo de monitoramento.
Os recursos para o investimento são do eixo “Inclusão Digital e Conectividade” do Novo PAC, que serão destinados para a implantação de conexão à internet e rede interna nas escolas. A verba vem de quatro fontes: Leilão do 5G, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e da Lei n° 14.172/2021.