Nunca é tarde para estudar e quem prova isso é uma senhora de 94 anos, residente em Petrolina, que pode ser a aluna mais idosa do mundo, segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco. Recentemente o órgão estadual divulgou uma notícia sobre Maria Edelzuita de Souza, destacando que ela supera o recorde registrado atualmente no Guinness Book, do queniano Kimani Maruge, que conseguiu a façanha aos 84 anos.
De acordo com a Secretaria de Educação, Dona Edelzuita começou os estudos no Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão no ano passado, aos 93 anos. Impedida de frequentar a escola na infância, por ordem do pai, temendo que ela aprendesse a ‘escrever cartas para os namorados’, a petrolinense busca correr atrás do tempo perdido e concluir os estudos. Para isso, mantém uma frequência escolar exemplar.
Apesar de não ter tido oportunidade de estudar, Dona Edelzuita priorizou a educação dos nove filhos que teve o marido José Rufino. Todos concluíram o 2° grau e escolheram suas profissões. Ela se matriculou na escola depois de perder o marido, com quem ficou casada por 60 anos. Aos mais jovens, recomenda: “Estudem, no estudo é que se aprende tudo. Na escola se aprende o que é bom. Eu queria ser menina de novo para começar agora e terminar só na faculdade”.
Da redação do Blog Alvinho Patriota