Três policiais militares foram presos em flagrante após furtarem dinheiro de um homem com deficiência visual, no terminal de ônibus da UR2/Ibura, na Zona Sul do Recife. A prisão ocorreu na última quarta-feira (28).
A vítima foi até uma delegacia, onde registrou um boletim de ocorrência. De lá, seguiu, por orientação da polícia, para a sede da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), para também denunciar a atuação dos agentes públicos de segurança.
No local, a vítima informou que três policiais do Grupamento de Apoio Tático Itinerante (Gati) furtaram seu dinheiro durante uma abordagem ocorrida na manhã da quarta.
A SDS informou que, pela descrição de hora e local do fato narrado pelo homem, foi possível identificar os militares, que eram lotados no 19º BPM, no bairro do Pina, na Zona Sul da capital.
O Grupo de Ações Táticas Correicionais (GTAC) foi até o batalhão e, ao fazer revistas nos pertences e na viatura utilizada pelos policiais, encontrou com os militares uma quantia de quase R$ 5 mil em espécie, 100 pedras de crack, além de maconha e 50 papelotes de cocaína.
“Nos surpreendemos com a quantidade de entorpecentes que encontramos de posse tanto dos policiais militares, quanto no interior da viatura que eles estavam usando”, ressaltou Fábio Rebelo, chefe adjunto do departamento de inspeção da corregedoria geral da SDS-PE.
Os três policiais militares envolvidos, que também não tiveram os nomes divulgados, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM), onde foram autuados em flagrante, segundo informou a SDS-PE.
Como denunciar
Fábio Rebelo destaca a importância das denúncias. Por mês, a Corregedoria Geral da SDS recebe uma média de 200 denúncias, responsáveis, de janeiro a maio deste ano, pelo afastamento de 26 profissionais de segurança pública.
“Só conseguimos prender os policiais por causa da atitude do denunciante que não hesitou em procurar a Corregedoria”, disse Rebelo.
Fonte: Folha de PE