Cerca de dois meses após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o fim da emergência sanitária global em decorrência da Covid-19, Pernambuco finalmente encerrará a emergência. Em nota enviado aos veículos de comunicação ontem, 20, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a situação de emergência chega ao fim em Pernambuco no dia 30 de junho e não será prorrogada novamente pela governadora. Apesar disso, a estrutura de saúde ampliada na pandemia será mantida na rede estadual de saúde.
De acordo com o SES, o governo decidiu conservar o funcionamento dos hospitais de retaguarda Brites de Albuquerque, em Olinda, e o antigo Alfa (Hospital Nossa Senhora das Graças), na zona sul de Recife, onde abrirá 30 vagas de enfermaria. No Hospital do Tricentenário, em Olinda, serão inaugurados 20 novos leitos. Os 50 leitos passam a integrar a rede estadual de saúde, servindo de retaguarda para as emergências de neurologia, uma vez que a rede precisou ser reorganizada para manter a assistência à população pernambucana no pós-pandemia.
“Estamos vivenciando mais um momento desde o decreto do início da pandemia por parte da OMS. Se faz necessária a desmobilização dos serviços que possuíam em seu foco assistencial prioritário o monitoramento de pacientes suspeitos e confirmados para covid-19, iniciando uma readequação da rede de saúde para ofertar à população pernambucana assistência especializada”, salienta a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Da redação do Blog Alvinho Patriota