noticias502 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Região

Pernambuco confirma sétimo caso de infecção pelo superfungo Candida auris

Publicada em 02/06/2023 às 09:43h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pernambuco confirma sétimo caso de infecção pelo superfungo Candida auris  Compartilhar a noticia Pernambuco confirma sétimo caso de infecção pelo superfungo Candida auris  Compartilhar a noticia Pernambuco confirma sétimo caso de infecção pelo superfungo Candida auris

Link da Notícia:

Pernambuco confirma sétimo caso de infecção pelo superfungo Candida auris

Mais um caso de Candida auris foi confirmado em Pernambuco, nesta quinta-feira (1º), elevando para sete o total de infectados no Estado.

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o mais recente diagnosticado com o superfungo é um homem de 69 anos que está internado no Hospital do Tricentenário, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

 

O paciente, que está cumprindo isolamento no setor de enfermaria, deu entrada com histórico de infecção do trato urinário. Segundo a SES-PE, ele não apresenta repercussões clínicas decorrentes do fungo.

 

Este é o sétimo caso de Candida auris registrado em Pernambuco somente em 2023, desde maio, e o terceiro em pacientes internados no Hospital do Tricentenário.

 

Outros três registros ocorreram no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, na RMR, e um outro paciente em um hospital particular situado no Recife.

 

A SES-PE informou que iniciará, a partir desta sexta-feira (2), o processo de desbloqueio dos leitos no Hospital Miguel Arraes, que estavam fechados para novos pacientes desde 11 de maio, quando houve a primeira confirmação do superfungo na unidade de saúde.

 

No primeiro momento, serão 56 leitos liberados, sendo 28 de cirurgia geral e outros 28 de ortopedia. Esses leitos poderão receber pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação de Leitos. A pasta reforça que a emergência do HMA permanece fechada para novos pacientes.

 

O superfungo Candida auris sobrevive em superfícies e sua transmissão se dá pelo contato direto com pessoas infectadas ou com objetos. A espécie cria uma camada protetora, chamada de “biofilme”, que a torna resistente ao fluconazol, à anfotericina B e ao equinocandinao, três dos principais compostos antifúngicos.

 

Não se sabe, ao certo, as áreas afetadas. Há registros de ocorrências nas áreas do ouvido, sistema respiratório, bexiga, entre outros. Entre os principais sintomas da infecção pelo superfungo, estão febre, tontura, alteração da pressão arterial, dificuldade para respirar e aceleração do ritmo cardíaco.

 

Fonte: Folha de Pernambuco




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1661950
Usuários Online: 1432
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.