A segurança de estudantes e funcionários nas mais de 220 unidades de ensino de Petrolina está sendo reforçada com a instalação de porteiros eletrônicos na entrada das escolas, CMEIs e Programa Nova Semente. O investimento da gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), visa a fortalecer os protocolos e cuidados já existentes na rede – a exemplo de cercas elétricas, concertinas, rondas da patrulha escolar, além da abertura do processo seletivo para contratação de auxiliares de portaria (que está em andamento).
O equipamento permite ver, ouvir e falar com quem está no portão do estabelecimento de ensino, sem necessariamente abri-lo. Desse modo, a entrada das pessoas só é autorizada mediante a identificação visual. Esses investimentos retratam a preocupação da Prefeitura de Petrolina com a segurança no atendimento de todos os seus alunos desde a creche até o ensino fundamental, bem como de seus servidores.
A segurança escolar é imprescindível para que as crianças tenham um ambiente de proteção, pois é nas unidades de ensino que eles passam a maior parte do dia. De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, esta é mais uma ação implementada pelo município para garantir tranquilidade as escolas e creches.
“Queremos fortalecer nossos procedimentos de segurança. Esse é um assunto que vem sendo bastante abordado pelo prefeito Simão Durando, que se preocupa com o bem-estar de toda comunidade escolar. A educação é prioridade nessa gestão, por isso faremos tudo que for necessário para manter o ambiente escolar confortável para todos“, pontuou Rosane.
Fonte: Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/SEDUCE divulgação