Periodicamente, a equipe da Defesa Civil de Petrolina se reúne para discutir a atualização do Plano de Contingência (PLANCON), e de ações de risco referentes a Barragem de Sobradinho. No encontro, são feitas visitas técnicas para detectar alguma irregularidade no local. Durante essas atividades, nunca foi identificado qualquer risco de rompimento.
Como parte do programa permanente de segurança, em breve, serão instaladas sirenes e placas de sinalização (rotas de fuga) próximo à região da comunidade da Tapera. Essas ações têm caráter preventivo e visam garantir o rápido alerta para as pessoas que habitam nas proximidades do Rio São Francisco.
“Aproveitamos para tranquilizar a comunidade, pois a Barragem se encontra completamente íntegra e sem riscos estruturais. O sistema de alerta que será implantado, assim como as placas que serão instaladas têm caráter preventivo. Petrolina é uma das poucas cidades de Pernambuco que possui um plano de contingência. Isso demonstra que a equipe da Defesa Civil está realizando um trabalho sério e muito bom de estruturação dos mecanismos municipais de proteção à vida de todos”, comunicou o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino.
O coordenador ressalta ainda que reuniões serão realizadas com a comunidade para explicar onde serão instaladas as sirenes e as placas de sinalização. “Vamos realizar simulados, incluindo a transmissão de sinais de sirenes, mensagens de voz, mensagens de texto enviadas para celulares cadastrados, sinais luminosos e evasão por rotas de fuga traçadas pela Defesa Civil. Durante a simulação de acidente hipotético na Barragem, envolve também a população residente no local e os órgãos competentes para lidar com este tipo de ocorrência”, explicou José Welton de Aquino.
Sobre o PLANCON
É um documento em que estão definidas as responsabilidades estabelecidas para atender a uma emergência, contendo também as informações detalhadas sobre as características da área, definição de um sistema de alarme e estabelecimentos de rotas de fuga. O plano tem como objetivo minimizar os efeitos em uma situação de emergência na Barragem de Sobradinho, caso isso venha acontecer.
Fonte: Edenevaldo Alves