Após quatro anos, o Sport volta ao lugar mais alto do pódio. Neste sábado, na Ilha do Retiro, o Leão venceu o Retrô por 2 a 0 – já havia derrotado o rival no jogo de ida, na Arena Pernambuco, por 2 a 1 – e sagrou-se campeão do Campeonato Pernambucano pela 43ª vez na história da competição local.
O Leão amplia assim a hegemonia rubro-negra no estado – a equipe já era, com certa distância, a maior vencedora – e alargando a diferença para os rivais Santa Cruz, segundo lugar, com 30 títulos conquistas, e o Náutico, então bicampeão, com 24 na galeria.
Fora da órbita dos três grandes, o chamado Trio de Ferro, apenas cinco times obtiveram o feito de levantar uma taça de campeão estadual. O Salgueiro, em 2020, faturou o inédito título sobre o Santa Cruz, nos pênaltis, sendo o único campeão do interior, e o América, que possui seis taças, sendo a última conquistada em 1944.
Fecham a lista os extintos Torre, com três taças na galera, Tramways, bicampeão invicto em 1936 e 1937, e o Flamengo, vencedor da primeira edição do Campeonato Pernambucano, disputado em 1915.