Em mutirão realizado durante três dias, nove equipes da Neoenergia Pernambuco retiraram 150 ligações clandestinas de energia no município de Orocó, no Sertão do São Francisco. Na ação foram regularizados 35 clientes que apresentavam ligações irregulares e passaram a ter o consumo de forma legal. Além de evitar o furto de energia, a iniciativa também garante a segurança da população.
O Supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra, destaca que ligações clandestinas são arriscadas e prejudicam toda a comunidade. “O desvio de energia prejudica o sistema como um todo, uma vez que interfere na rede elétrica de forma inapropriada. As ligações clandestinas podem provocar ocorrências como incêndios, choques elétricos e, por isso, são uma ameaça à vida”, alerta.
A Neoenergia pretende intensificar o combate a ‘gatos’ em todas as regiões de Pernambuco. Áreas estão sendo mapeadas e as ações devem ocorrer rotineiramente. A empresa reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Da redação do Blog Alvinho Patriota