Apesar da acentuada queda de casos supeitos de arboviroses em Pernambuco neste primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, 25 municípios pernambucanos se encontram em “situação de risco de surto”. O número consta de boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgado nessa quarta-feira (12) e referente até o 10 de abril sobre dengue, zika e chikungunya.
Dos 25 municípios, a maioria – 12 – se localiza no Agreste de Pernambuco, enquanto 9 estão no Sertão – confira a lista completa ao fim do texto. Petrolina não aparece na lista de situação de risco.
Esse cenário é com base no Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). A Secretaria de Saúde de Pernambuco, no entanto, informa que os índices são de probabilidade: “Não significa que, mesmo com índice alto, haverá um surto”. Segundo a SES-PE, as metodologiass não permitem acompanhar a contaminação do mosquito pelos arbovírus: “Isso significa que, mesmo que tenhamos índices altos, pode haver baixo índice de contaminação dos mosquitos e não haver surto.”
Região Metropolitana do Recife
Abreu e Lima
Camaragibe
Zona da Mata
Aliança
Tracunhaém
Sertão
Carnaubeira da Penha
Custódia
Granito
Inajá
Parnamirim
Pedra
Serra Talhada
Sertânia
Tabira
Agreste
Bom Conselho
Brejo da Madre de Deus
Caruaru
Gravatá
Limoeiro
Feira Nova
Santa Cruz do Capibaribe
São Bento do Una
Surubim
Terezinha
Tupanatinga
Venturosa
Fonte: Folha PE