Medicamentos dentro do prazo de validade estavam entre 2.500 caixas que seriam descartadas pela Secretaria de Saúde de Salgueiro e foram apreendidas pela Polícia Federal na semana passada. A informação foi divulgada pela Folha de Pernambuco nesta quinta-feira, 23, com base em dados da PF.
De acordo com a polícia, durante a apreensão foram encontrados vários medicamentos de fato vencidos, mas os agentes também descobriram caixas de remédios com a validade para março deste ano e até para 2024. Insumos que poderiam ser distribuídos à população.
A PF classificou o caso como ‘má gestão dos recursos públicos’ e instaurou um inquérito. Caso seja comprovado o crime de mau uso de verba pública, os responsáveis serão penalizados. Os crimes investigados são inserção de dados falsos em sistema de informações, com objetivo de obter vantagem indevida (peculato eletrônico), e fraude em licitação, pelo fornecimento inservível para consumo ou fora do prazo de validade. As penas previstas variam de 2 a 20 anos de reclusão.
Da redação do Blog Alvinho Patriota