A preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das eleições em Pernambuco começou na quarta-feira (19). A previsão é que até próxima quinta-feira (27/10), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) finalize os preparativos.
O processo é aberto ao público e é acompanhado por juízes eleitorais, promotores de justiça e representantes do TCU. Um representante das Forças Armadas confirmou que vai observar as ações nesta quinta-feira (20).
No procedimento para o 2º turno, os técnicos inserem nas urnas os dados contidos nas mídias de resultado, que são sincronizados com as informações já presentes nas urnas (inseridas no 1º turno), incluindo os dados dos candidatos a presidente da República e governadoras que disputarão o segundo turno em Pernambuco
Cada equipamento é testado para se verificar se os dispositivos estão funcionando – visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. Em seguida, todos os compartimentos da urna são lacrados, e o equipamento é guardado e identificado com município, número da zona eleitoral, local de votação e sessão eleitoral.
Fonte: Folha PE