noticias617 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Região

Justiça Eleitoral realiza Teste de Integridade das urnas das Eleições 2022

Publicada em 14/09/2022 às 09:15h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Justiça Eleitoral realiza Teste de Integridade das urnas das Eleições 2022  Compartilhar a noticia Justiça Eleitoral realiza Teste de Integridade das urnas das Eleições 2022  Compartilhar a noticia Justiça Eleitoral realiza Teste de Integridade das urnas das Eleições 2022

Link da Notícia:

Justiça Eleitoral realiza Teste de Integridade das urnas das Eleições 2022
 (Foto: Divulgação TRE-PE)

A véspera do 1º turno das Eleições 2022 será marcada pela realização do evento público para a definição das 35 urnas eletrônicas que serão usadas no Teste de Integridade do sistema eleitoral. Este teste acontece a cada turno das eleições desde 2002, e tem como finalidade demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas eletrônicas.

 

No sábado, dia 1º de outubro, a partir das 7h, na sede do TRE de Pernambuco, uma comissão formada por servidores do tribunal, presidida pela juíza Sandra Beltrão, diante de representantes de diversas instituições, irá escolher de forma aleatória as urnas que serão usadas.

 

A quantidade de urnas empregadas no teste de integridade e as instituições que irão participar, fazendo a definição das urnas, são determinadas pela Resolução do TSE nº 23.673/2021 – incluindo Ministério Público, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil, partidos, coligações e federações partidárias. O evento é público e pode ser acompanhado por todos, mas para participar, é preciso que o formulário de credenciamento seja preenchido e enviado para o endereço auditoriadavotacao@tre-pe.jus.br, até o dia 23 de setembro.

 

Durante o dia da votação (2 de outubro), 27 das urnas que passarão pelo teste de integridade serão retiradas de seus locais de votação e levadas para o ambiente controlado na sede da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), que foi previamente preparado para a realização da verificação. As outras oito urnas selecionadas irão permanecer em suas seções e serão submetidas ao teste de autenticidade e integridade dos sistemas, mediante convocação de juízes eleitorais.

 

Na ocasião, cédulas de papel previamente preenchidas serão depositadas em urnas de lona. Todo o processo é público e pode ser acompanhado por instituições públicas e privadas, presencialmente ou por meio de transmissão on-line, no canal do TRE de Pernambuco no YouTube. Na Esmape, 170 voluntários irão atuar fazendo a digitação dos votos tanto na urna eletrônica quanto no Sistema de Apoio à Votação Paralela (SAVP).

 

Embora estejam em ambiente controlado, todo o procedimento vai ser semelhante ao que acontece nas seções, com todos os preparativos iniciando a partir das 7h, com a emissão da zerésima e demais providências iniciais. O teste será realizado durante o horário da eleição, das 8h às 17h.

 

Depois de finalizada a apuração, é feita a comparação do resultado da votação executada pelos participantes voluntários nos dois sistemas de votação – o manual e o eletrônico – no respectivo boletim de urna, cujo resultado deverá ser a ausência de divergência entre os dois sistemas.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1663382
Usuários Online: 2806
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.