O São João está de volta. Após dois anos sem fogueira, bandeirinhas, quadrilhas e forró, a cidade de Petrolina se prepara para realizar uma das maiores festas juninas do Brasil. E, para que tudo ocorra da melhor forma possível, a Neoenergia Pernambuco realizou uma série de ações preventivas na rede de distribuição de energia elétrica do município, principalmente nos circuitos que atendem o Pátio de Eventos e os polos nos bairros. A intenção é garantir a qualidade, a segurança, a confiabilidade e a continuidade do serviço durante todos os dias de São João, que vai de 17 a 26 de junho.
As ações visando o período junino em Petrolina começaram ainda no primeiro trimestre deste ano, quando foram inspecionadas duas subestações Petrolina e Dom Avelar e três alimentadores, que atendem cerca de 160 mil clientes. Além disso, foram realizadas aproximadamente 250 podas em árvores que estavam em contato ou muito próximas à rede de distribuição. Mais de 70 km de rede foram inspecionados com aparelho termográfico para identificar e corrigidos pontos quentes nos circuitos, evitando futuros defeitos.
O sistema de distribuição que supre o município foi reforçado com a substituição de 5,25 quilômetros de rede de média tensão convencional por cabos protegidos. Além disso, a rede de baixa tensão recebeu 24,32 quilômetros de cabos multiplexados, fiação isolada que confere mais confiabilidade ao fornecimento de energia e segurança para a população.
Foram instalados, ainda, 17 religadores, visando a qualidade do fornecimento e maior velocidade no restabelecimento de energia em casos de interrupção. Os religadores conferem uma agilidade de até 60 segundos para o restabelecimento do fornecimento, caso necessário. As intervenções estão sendo executadas por equipes especializadas, evitando assim, necessidade de suspensão do fornecimento de energia durante as ações.
OBRAS – As ações voltadas para o São João deste ano, em Petrolina, fazem parte de um planejamento estruturado pela Neoenergia Pernambuco com a finalidade de oferecer um serviço cada vez melhor para os petrolinenses. No último ano, foi realizada a troca do transformador da Subestação Rajada, beneficiando 3.500 clientes.
Uma nova subestação está sendo concluída em Petrolina, a SE Massangano III, às margens da PE 428. O empreendimento vai proporcionar mais disponibilidade de energia e facilitar a operação em outras 10 subestações da região. No total, serão 53,7 mil clientes beneficiados. A intenção é que o empreendimento seja energizado nas próximas semanas.
ESQUEMA ESPECIAL – A Neoenergia coloca em operação, a partir do próximo dia 17 de junho, o esquema especial de São João, em Petrolina. Até o encerramento das comemorações, no dia de São Pedro (29), cerca de 30 profissionais estarão se revezando em escalas de plantão ininterrupto. Foram mobilizados técnicos, eletricistas, engenheiros e coordenadores extras para monitorar o fornecimento e atuar em possíveis situações emergenciais.
Para imprimir maior agilidade ao atendimento, equipes ficarão próximo ao Pátio de Eventos, de onde poderão ser deslocadas em eventuais ocorrências ao fornecimento.
LIGAÇÕES PROVISÓRIAS - A Neoenergia Pernambuco reforça o alerta de segurança para gestores públicos, organizadores de festas e comerciantes (barracas de fogos de artifício, alimentos e bebidas) para importância do uso das ligações provisórias de energia elétrica durante o São João.
“O São João é uma festa que reúne milhares de pessoas, em vários locais do Estado. Por isso, o cuidado com a ligação provisória deve ser redobrado, pois garante não apenas o fornecimento de qualidade, como a segurança de todos. A ligação clandestina, além de crime, representa risco para quem faz e para quem está próximo, além de comprometer o fornecimento de energia”, alerta o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.
É importante deixar claro que, por questão de segurança, não é possível fazer ligações provisórias de cargas móveis em carroças, vans e caminhões. Ligações clandestinas que porventura forem identificadas nos locais de festas serão retiradas imediatamente pelas equipes técnicas. Os valores consumidos serão cobrados retroativamente e o infrator pode responder judicialmente por furto de energia.
Como solicitar a ligação provisória:
As solicitações podem ser feitas pelo nosso canal WhatsApp (81) 3217.6990, nas lojas de atendimento ou na rede credenciada da Neoenergia Pernambuco espalhada por todo o Estado. O pedido precisa ser realizado com antecedência de, pelo menos, cinco dias úteis do início da utilização do fornecimento da energia elétrica.
Os interessados devem apresentar os seguintes documentos:
• Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura ou órgão responsável, em locais públicos;
• Contrato de locação em casos de local particular ou documento de propriedade;
• Cópia do contrato social ou requerimento de empresário (se pessoa jurídica);
• RG e CPF.
Ao declarar informações como a carga a ser utilizada e o período de uso da energia, o cliente receberá uma “Fatura de Caução” e “taxa de serviço” que poderá ser paga no ato do atendimento por meio de cartão de débito ou na rede bancária, e deverá reapresentada paga no atendimento para liberação da ligação.
Ao ser feito o pedido, o “padrão de entrada” deverá estar pronto para receber a ligação provisória de energia.
SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO - A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).