Suispeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, roubo de cargas e extorsão mediante sequestro são alvos de uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (11), pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de prisão, sendo seis deles nas cidades de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e os demais 12 mandados em outros cinco estados: Tocantins, Pará, Acre, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
O Juízo da Décima Segunda Vara Criminal da Comarca de Recife determinou, além das prisões, o sequestro de bens, como granjas e veículos, que somam R$ 1 milhão, além do bloqueio de ativos financeiros que chagam a R$ 47 milhões.
Ainda de acordo com a PCPE, alguns dos mandados de prisão da operação desta segunda, denominada Áquila II, são contra alvos já pertencentes ao sistema prisional brasileiro. Não foi informado quantos suspeitos estão presos e nem em quais estados ou presídios eles se encontram.
Iniciadas em maio de 2020, as investigações estão sob a responsabilidade do delegado Ivaldo Pereira, titular do Grupo de Operações Especiais (GOE).
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da PCPE e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro, contando, ainda, com o apoio da Secretaria de Operações Integradas; da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) e das Polícias Civis do Acre, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Rondônia. Cerca de 100 policiais entre delegados, agentes e escrivães participam da operação.
Fonte: Blog Edenevaldo Alves