O decreto estadual referente à realização de eventos na Bahia passa por uma nova mudança nesta quinta (20). O governador Rui Costa (PT) anunciou, durante a entrega de tratores para associações de produtores rurais e prefeituras no Parque de Exposições, a redução do público em eventos de 3 mil para 1.500 pessoas.
“Queremos diminuir a propagação do vírus. A velocidade e a contaminação dessa variante (Ômicron) são muito mais superiores que a anterior. Então o contágio, como vocês podem ver, está acontecendo de forma muito exponencial, com inclinação muito alta. Eu só quero lembrar que não estamos com o mesmo volume de testagem que estávamos no ano passado, o que nos leva a crer que esse número de 13 mil (contaminados) pode estar subnotificado. Em função disso e desse risco, tomamos a decisão de reduzir para 1.500 pessoas. E reforçamos nossa prioridade de cuidar da vida humana“, declarou o governador.
O decreto será assinado pelo governador e passará a valer a partir de sexta-feira (21), com validade de 15 dias. Com a redução, será mantida a regra de ter até 50% da lotação do espaço, visando evitar o que aconteceu durante o evento ‘Me Leva Pro Bonfim’. No início da semana, o governador já havia declarado que cogitava a redução devido ao aumento de casos de Covid-19 no Estado e ao descumprimento das regras em alguns eventos que foram promovidos em Salvador.
A primeira redução de público de 5 mil para 3 mil pessoas gerou uma onda de cancelamento de eventos na cidade e na Região Metropolitana de Salvador (SMS). Na lista estão o Baile da Santinha, TBT Safadão, Pranchão com Saulo e Durval, Circuito Musical Verão 22, Biergarten Praia do Forte, Pier Sound e Bloco do Silva. As festas de Carnaval que também estavam confirmadas para fevereiro passaram a ser canceladas, como foi o caso do Salvador Folia de Ivete Sangalo, e dos camarotes Salvador, Skol e Planeta Band. Até o momento duas festas continuam confirmadas para o período da folia momesca: CarnaSal e Carnavalito.
Fonte: Bahia Notícias