Depois de ser reprovado na comissão de Justiça e Redação de Leis por inconformidades com a Lei Orgânica Municipal e ser reenviado com as devidas correções, um projeto em que a Prefeitura de Salgueiro pedia autorização para contrair empréstimo de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal foi rejeitado no plenário da Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 22. A votação terminou com sete votos a favor e oito contra.
Os vereadores da situação votaram a favor do projeto, se referindo principalmente a ações que deveriam ser realizadas com esse dinheiro, como construção de uma usina fotovoltaica e calçamentos. Já a bancada da oposição votou fechada contra, argumentando que o empréstimo endividaria o município por ter uma taxa de juros de 110% do CDI, o que poderia prejudicar até mesmo a folha de pagamento da prefeitura. Além disso, os oposicionistas destacaram que existem outras formas de financiamento que não oneram o município.
Em seu teor, o projeto dizia que a prefeitura ficaria autorizada a contratar operação de crédito na Caixa com taxa de juros de 110% do CDI ao ano e 72 meses para pagar. Antes de começar a amortizar as parcelas, o governo municipal teria prazo de carência de 12 meses.
É a segunda vez nos últimos anos que propostas de empréstimos enviadas pela prefeitura não recebem apoio majoritário na Câmara de Vereadores. Em 2017, Clebel também tentou contrair um empréstimo bancário para a prefeitura e retirou o projeto de pauta por não ter recebido apoio dos vereadores.
Da redação do Blog Alvinho Patriota