A Polícia Federal (PF) em Pernambuco emitiu um alerta à população do Interior do Estado sobre a possibilidade de aumento da circulação de dinheiro falso, devido ao aumento nas compras por conta do Dia dos Pais, celebrado neste domingo (8). “Os consumidores e lojistas devem ficar atentos. Uma das táticas mais utilizadas é utilizar notas falsas de valores altos para comprar itens baratos, em busca de um troco de valor elevado”, disse aPF.
Ainda de acordo com o órgão, outra estratégia dos falsários é se aproveitar de que o comércio está voltando a sua normalidade, com lojas oferecendo ofertas, para repassar as notas falsas. “Notas com valores que não existem também podem ser utilizadas para enganar as pessoas”, acrescentou.
Crime
A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, pode ser condenado a uma pena de seis meses a dois anos de detenção.
Fonte: Carlos Britto