noticias54 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Região

PE: grávidas que tomaram primeira dose de AstraZeneca devem encerrar esquema vacinal com Pfizer

Publicada em 28/07/21 às 09:34h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia PE: grávidas que tomaram primeira dose de AstraZeneca devem encerrar esquema vacinal com Pfizer  Compartilhar a noticia PE: grávidas que tomaram primeira dose de AstraZeneca devem encerrar esquema vacinal com Pfizer  Compartilhar a noticia PE: grávidas que tomaram primeira dose de AstraZeneca devem encerrar esquema vacinal com Pfizer

Link da Notícia:

PE: grávidas que tomaram primeira dose de AstraZeneca devem encerrar esquema vacinal com Pfizer
Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, Pernambuco irá completar com o imunizante da Pfizer/BioNTech o esquema vacinal de gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.

A orientação foi passada para a gestão estadual e balizada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 em reunião na tarde de segunda-feira (26).

Com relação à mudança do tipo de vacina na aplicação da segunda dose, o secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou: “De maneira geral, as vacinas contra o novo coronavírus não são intercambiáveis, mas os recentes estudos publicados apontam que o esquema heterólogo, com o imunizante de vetor viral da Astrazeneca e a vacina de RNAm da Pfizer, gerou uma resposta imune robusta e boa segurança, o que nos dá maior tranquilidade em seguir com esta recomendação”,

No momento, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, é essencial completar o esquema vacinal para essas mulheres. “É essencial completar o esquema vacinal das grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da Astrazeneca para assegurar a alta eficácia dos imunizantes, principalmente por sabermos que as gestantes, por si só, são consideradas grupo de risco para agravamento da Covid-19”, informou o secretário.

Antes a orientação era aplicar a segunda dose da Astrazeneca das gestantes que haviam tomado a primeira dose do mesmo fabricante somente após o puerpério, que dura, em média, 8 semanas. Agora, porém, será possível completar o esquema vacinal com a vacina da Pfizer, respeitando o intervalo normal de até 90 dias após a primeira dose.

“Os municípios devem ficar atentos à nova recomendação e agilizar a vacinação das suas gestantes e puérperas”, reforçou a superintendente Ana Catarina de Melo.

Fonte: Folha de PE



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1662158
Usuários Online: 1628
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.