Embora ainda registre números elevados de novos casos diários da Covid-19 e de mortes pela doença, Pernambuco apresenta, há algumas semanas, uma tendência de queda nos indicadores relacionados ao coronavírus Sars-CoV-2.
Nos últimos dias, esse cenário se tornou mais perceptível com a diminuição nas taxas de ocupação dos leitos hospitalares destinados ao tratamento de pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de infecção pelo vírus, sobretudo os de terapia intensiva (UTI).
Nesta quarta-feira (30), a ocupação média dos leitos no Sistema Único de Saúde está em 67%, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Nas UTIs, que contam com 1.786 vagas, a ocupação é de 71%, enquanto nas enfermarias, que têm um conjunto de 1.250 leitos, a ocupação está em 61%.
Na rede privada, a ocupação média é 63%. São 369 leitos de UTI, estando 70% deles preenchidos no momento, e 199 de enfermaria, com 50% deles ocupados.
Também estão em queda as notificações de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), condição que pode ser desencadeada por uma gama de vírus respiratórios além do coronavírus Sars-CoV-2, incluindo outros tipos de coronavírus.