O Banco Mundial mostra no relatório divulgado na terça-feira (15) que Pernambuco é o pior estado para fazer negócios no Brasil.
Os três estados que ocupam o topo do ranking e são considerados os mais fáceis para se manter um negócio no país foram: São Paulo, Minas Gerais e Roraima, respectivamente.
O Banco Mundial utilizou dados até 1º de setembro de 2020 para fazer o relatório e analisou somente as capitais de cada estado brasileiro. O documento considerou cinco indicadores e nenhum dos estados e DF alcançaram todos eles:
– abertura de empresas: tempo, procedimentos e custos para iniciar formalmente as atividades de uma empresa;
– obtenção de alvará de construção: tempo, procedimentos e custos para uma empresa obter o alvará de construção;
– registro de propriedades: tempo, procedimentos e custos para que uma empresa possa adquirir uma propriedade comercial de outra e transferir o título de propriedade para o seu nome. Inclui também avaliação da qualidade do sistema de administração fundiária;
– pagamento de impostos: impostos e contribuições obrigatórias que as empresas devem pagar ao longo do ano, além do tempo e processos envolvidos;
– execução de contratos: tempo e custo necessários para resolver um litígio comercial recorrendo a um tribunal local de primeira instância.
Ranking
Veja o ranking divulgado pelo Banco Mundial:
1- São Paulo
2-Minas Gerais
3- Roraima
4-Paraná
5-Rio de Janeiro
6- Tocantins
7- Mato Grosso do Sul
8- Sergipe
9- Ceará
10- Piauí
11- Goiás
12- Distrito Federal
13- Rondônia
14- Acre
15- Maranhão
16- Amazonas
17- Paraíba
18- Alagoas
19- Mato Grosso
20 Santa Catarina
21- Rio Grande do Norte
22- Rio Grande do Sul
23- Pará
24- Bahia
25- Amapá
26- Espírito Santo
27- Pernambuco