noticias357 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Região

Dez pacientes de Covid-19 serão transferidos do Amazonas ao Recife

Publicada em 15/01/21 às 16:01h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dez pacientes de Covid-19 serão transferidos do Amazonas ao Recife  Compartilhar a noticia Dez pacientes de Covid-19 serão transferidos do Amazonas ao Recife  Compartilhar a noticia Dez pacientes de Covid-19 serão transferidos do Amazonas ao Recife

Link da Notícia:

Dez pacientes de Covid-19 serão transferidos do Amazonas ao Recife



O Hospital das Clínicas, situado na Zona Oeste do Recife, receberá dez pacientes da Covid-19 transferidos do Amazonas, onde está faltando oxigênio para o suporte à vida dos enfermos. A informação, que havia sido divugada pela Força Aérea Brasileira (FAB) mais cedo, foi confirmada pelo HC, que é ligado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Não há problemas de escassez no oxigênio aqui no estado, como acontece neste momento em Manaus, onde cenas de desespero, com pacientes de Covid-19 morrendo por asfixia, estão causando choque em todo o Brasil e no exterior. Os pacientes amazonenses começaram a ser transferidos nesta sexta-feira em dois aviões da FAB.  

Com coordenação do Ministério da Saúde, uma rede de apoio está sendo criada em todo o Brasil para receber os pacientes de Manaus com Covid-19 que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizou 150 leitos, distribuídos em nove hospitais universitários federais do país, que fazem parte da rede que administra, com o intuito de ajudar o estado do Amazonas. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE)/Ebserh é um deles e confirmou, nesta sexta-feira (15), que vai disponibilizar dez leitos. A data em que esses dez pacientes irão chegar ainda não foi definida. 

Para recebê-los, uma força-tarefa foi montada para redefinir os fluxos, reorganizar as equipes e redistribuir os leitos. Os pacientes de Manaus irão ficar internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária do HC – espaço que, em julho do ano passado, passou por requalificação estrutural para garantir mais conforto e qualidade para os pacientes e profissionais.

“Nosso hospital está preparado para receber esses pacientes. Temos uma equipe multiprofissional altamente qualificada, além de infraestrutura física, equipamentos e insumos de qualidade”, garantiu o superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos. Como os pacientes infectados pelo novo coronavírus não podem receber visitas devido ao alto risco de contágio, serão feitas visitas virtuais para diminuir a angústia e a distância entre os pacientes e seus familiares, por meio de tablets e outros instrumentos de comunicação.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, disse que a Universidade se solidariza com o estado amazonense. “A Universidade cumpre sua função social e compromisso com a vida, colocando seu hospital escola a serviço do povo brasileiro. O HC é um patrimônio público. Só podemos dar a resposta necessária a essa pandemia com a união de profissionais da saúde, cientistas, governos, instituições e a sociedade. A UFPE esteve atuante no enfrentamento da pandemia e permanece à disposição”, afirmou o professor Alfredo Gomes.

O Hospital das Clínicas da UFPE tem experiência no tratamento de pacientes com covid-19. De abril a dezembro de 2020, foram atendidos 403 pacientes com o novo coronavírus; foram realizadas dezenas de treinamentos e atualizações com as equipes; foi disponibilizado acesso gratuito a ferramentas que ajudam nas tomadas de decisões clínicas, além do desenvolvimento de atividades no campo do ensino, da pesquisa e da extensão. Atualmente, 58 estudos ligados à Covid-19 estão sendo feitos no hospital universitário, entre as mais de 100 pesquisas desenvolvidas pela UFPE sobre o assunto.

O HC também tem investido no teleatendimento para Covid-19: foram 2.282 teleconsultas e 3.559 teleorientações feitas por meio do Núcleo de Telessaúde da UFPE (Nutes) - unidade de saúde digital do HC. O HC-UFPE é um hospital universitário de grande porte e alta complexidade, que conta com quase três mil profissionais, distribuídos nas áreas médica, assistencial e administrativa, além de 330 residentes.

Fonte: Diário de Pernambuco 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1661033
Usuários Online: 551
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.