noticias165 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Mundo

Zuckerberg anuncia fim de checagem de fatos no Facebook e Instagram

Publicada em 08/01/2025 às 10:12h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Zuckerberg anuncia fim de checagem de fatos no Facebook e Instagram  Compartilhar a noticia Zuckerberg anuncia fim de checagem de fatos no Facebook e Instagram  Compartilhar a noticia Zuckerberg anuncia fim de checagem de fatos no Facebook e Instagram

Link da Notícia:

Zuckerberg anuncia fim de checagem de fatos no Facebook e Instagram

O executivo do grupo Meta, que controla o Facebook, Instagram e Whastapp, o americano Mark Zuckerberg, anunciou o fim da checagem de fatos por suas plataformas.

 

A decisão é mais um aceno da empresa ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Zuckerberg contestou a ação de países da União Europeia e da América Latina.

 

Mark Zuckerberg ainda falou sobre a atuação de jornalistas e agências de checagem, assumindo o discurso de uma suposta censura.

 

Ele afirmou que a empresa vai adotar, a partir de agora, o modelo de notas da comunidade, que são informações incluídas pelos próprios usuários em cima de algum conteúdo.

 

O anúncio preocupa outros países do mundo comprometidos com combate às fakenews e preservação das democracias.

 

Pelas redes sociais, o diretor de políticas digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, João Brant, alerta que a medida da Meta busca enfrentar a proteção de direitos em ambientes online.

 

Para ele, a priorização de um ‘discurso cívico’ significa um convite para o ativismo da extrema-direita reforçar a utilização dessas redes como plataformas de sua ação política.

 

Brant ainda afirma que a declaração do controlador do Facebook e do Instagram sinaliza que a empresa não aceita a soberania dos países sobre o funcionamento do ambiente digital.

 

A sociedade civil brasileira também se mostra preocupada com a questão. Bruna Santos, da Coalizão Direitos na Rede, destacou o combate ao discurso de censura contra a moderação de conteúdos.

 

No Brasil, a preocupação com a circulação de notícias falsas vem movimentando políticos e o judiciário. No Congresso, o projeto que buscava regular as mídias sociais, o PL das FakeNews, continua esperando por votação na Câmara dos Deputados.

 

Já o Supremo Tribunal Federal também se mostra preocupado com a questão. No final do ano passado, a corte começou a julgar ações contra o Marco Civil da Internet, que tratavam da retirada de conteúdos pela plataforma.

 

O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Luis Roberto Barroso e deve ser retomado no começo deste ano.

 

Fonte: Agência Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1659974
Usuários Online: 26
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.