Vladimir Putin disse neste domingo (6) a Emmanuel Macron que alcançará “seus objetivos” na Ucrânia “pela negociação ou pela guerra”. A declaração foi feita durante uma conversa telefônica que durou 1h45 entre o presidente russo e seu colega francês, informou o governo de Paris.
Emmanuel Macron viu Putin “muito decidido a conseguir seus objetivos”, entre eles “o que o presidente russo chama de ‘desnazificação’ e neutralização da Ucrânia”, assim como o reconhecimento da soberania sobre a Crimeia e a independência dos territórios de língua russa.
Em entrevista publicada no site do Le Monde neste domingo, o general Thierry Burkhard, chefe do Estado-Maior do Exército da França, admitiu temer que, apesar das dificuldades encontradas, o “rolo compressor” de Moscou seja imposto à Ucrânia nas próximas semanas ou meses.
Hoje, a Rússia teria atacado o aeroporto de Vinnytsia, no centro da Ucrânia, segundo informações divulgadas em vídeo pelo presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, nas redes sociais. De acordo com ele, oito mísseis foram usados durante o ataque.
Fonte: R7