noticias981 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Cidade

Santa Maria: Comissão Municipal Comunidade Quilombola repudia as posturas da saúde diante de paciente com covid-19 veja a nota enviada a nossa redação

Publicada em 06/07/20 às 11:33h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Santa Maria: Comissão Municipal Comunidade Quilombola repudia as posturas da saúde diante de paciente com covid-19 veja a nota enviada a nossa redação  Compartilhar a noticia Santa Maria: Comissão Municipal Comunidade Quilombola repudia as posturas da saúde diante de paciente com covid-19 veja a nota enviada a nossa redação  Compartilhar a noticia Santa Maria: Comissão Municipal Comunidade Quilombola repudia as posturas da saúde diante de paciente com covid-19 veja a nota enviada a nossa redação

Link da Notícia:

Santa Maria: Comissão Municipal Comunidade Quilombola repudia as posturas da saúde diante de paciente com covid-19 veja a nota enviada a nossa redação
Nota
 
A Comissão Municipal das Comunidades Quilombolas de Santa Maria da Boa Vista - PE, juntamente com as associações quilombolas de Inhanhum, Serrote, Cupira e Saruê, vêm por meio desta, tornar pública a confirmação do primeiro caso de contaminação pelo coronavírus (COVID-19) nas comunidades quilombolas do município. O paciente é do sexo masculino, tem 31 anos, residente na comunidade Quilombola do Inhanhum e se encontra em isolamento domiciliar. 

Para reflexão da sociedade e da Secretaria Municipal de Saúde, faremos aqui alguns destaques sobre a importância da atenção com os povos quilombolas e com a população Boavistana em geral, sobre os cuidados no combate a COVID-19 e em especial com os pacientes que testam positivo ao vírus, no que diz respeito ao atendimento hospitalar e acompanhamento durante o período de isolamento seja ele hospitalar ou domiciliar.  

O paciente é do grupo de risco (Diabete tipo 1), com histórico de viagem no próprio município, na primeira quinzena de junho a uma comunidade, onde já existe confirmação de casos da COVID-19. O mesmo testou positivo após fazer o teste rápido no dia 29/06 quando procurou o hospital sentindo fortes sintomas da doença, também foi coletado material para outros exames, ficando internado até o dia 02/07 quando teve alta, data em que o caso foi publicado no boletim oficial do município.

O paciente e familiares reclamam de negligência dos equipamentos de saúde (hospital e UBS do Inhanhum) na falta de diálogo e assistência, após a confirmação do caso. Questionam a não informação e falta de orientações logo após o resultado positivo da testagem rápida, para poder então isolar totalmente as pessoas que tiveram contado com o paciente tomando os devidos cuidados para não ocorrer aumento da contaminação, por considerando a relação próxima de cunho familiar, social e econômica entre as famílias quilombolas. Afirmam só ter tomado conhecimento após o retorno do mesmo para sua residência.   

Destacam ainda que o paciente recebeu alta com o diabete alterado (medindo 200mg/dL) e que se quer foi disponibilizado um carro para deixa-lo em casa. Sendo necessário a família pressionar, juntamente com a agente comunitária de saúde para que o hospital fizesse sua condução ao domicílio. “Eu recebi alta e fique lá na frente do hospital, sem saber mais quem vinha para casa”, diz o portador do vírus, ao lamentar a situação afirma o mesmo: “depois do resultado do exame, parece que estavam era com medo de mim, na hora da comida, mesmo morrendo de dor, eu tinha que levantar e ir pegar a comida na porta, porque não entravam mais para me entregar onde eu estava”. 

Mediante ao ocorrido, o qual julgamos lamentável, faz necessário que Secretaria de Saúde, inicie o quanto antes, um processo de qualificação nos equipamentos de saúde com as equipes para o atendimento das famílias quilombolas no combate ao COVID-19, e no acompanhamento qualificado dos casos testado positivo, garantindo o respeito as especificidades do nosso povo.   

Exigimos que se inicie o quanto antes o processo de diagnóstico e testagem das pessoas apontadas que tiveram contato direto com o paciente na comunidade, bem como os passageiros de outras comunidades que utilizaram o mesmo transporte coletivo na manhã do dia 29/06, o qual conduziu o contagiado a sede do município, o que evidencia um risco de contágio a ser considerado. 

A Comissão Municipal das Comunidades Quilombolas repudia as posturas negligentes dos equipamentos de saúde do município no presente caso, configurando violação dos direitos humanos. Atuamos em defesa dos direitos da nossa população, exigimos que sejam tomadas as providencias cabíveis para garantir ao paciente, seus familiares, toda a comunidade e região o tratamento respeitoso e digno que todas e todos merecem. 

Vidas negras importam!
Santa Maria da Boa Vista/PE, 06 de julho de 2020



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1662546
Usuários Online: 2006
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.