O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes, viajou a Brasília para participar de uma audiência pública organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) com o objetivo de levantar a situação de reassentamentos da região.
Realizada nesta terça-feira(19), numa parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, a reunião, solicitada pelo deputado federal por Pernambuco Carlos Veras, abordou os problemas enfrentados pelos reassentados, atrasos nos pagamentos dos serviços de fornecimento de energia e de operação, além do não cumprimento de pontos acordados, em 1986, com o governo federal através da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Na audiência, Humberto Mendes falou da preocupação constante das famílias de reassentados por conta de uma série de fatores que vem causando prejuízos a todos. No entanto, com maior ênfase, saiu em defesa das famílias do projeto Fulgêncio, situado em Santa Maria da Boa Vista. "A gente clama por todos os reassentados e pede socorro com urgência, pois não se pode adiar as promessas que se arrastam há anos. O problema não é só energia, são outras ações de que as famílias precisam", disse o prefeito, ressaltando que o governo federal deve se comprometer em revitalizar os sistemas de irrigação de outras áreas, como fez em Petrolina. "Por que não investir em Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia, por exemplo, onde existem projetos importantes que garantem retorno á economia a partir da agricultura?", observou.
O prefeito ainda solicitou que fosse criada uma comissão reunindo deputados federais não só do Nordeste, mas de outras regiões para ver de perto a realidade das famílias de reassentados, principalmente no Projeto Fulgêncio.
A audiência reuniu representantes do polo Sindical de Pernambuco, do Ministério de Minas e Energia, Chesf, Codevasf, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares.
Ascom: Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista-PE