Moradores do Sertão de Pernambuco devem ficar atentos a um alerta de umidade baixa emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O boletim, emitido nesse domingo (29) e válido até o próximo domingo (6), afirma que a presença de uma massa de ar seco sobre a região propicia a acentuada elevação da temperatura e os valores baixos da umidades relativa do ar, que deve ficar abaixo de 15% no período da tarde. As temperaturas podem chegar a 38ºC.
O boletim destaca ainda os problemas à saúde causados pela baixa umidade do ar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Os moradores da região devem ainda tomar cuidados como suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, usar soro fisiológico para olhos e narinas e evitar aglomerações em ambientes fechados. Ainda segundo a Apac, o tempo no Sertão nesta segunda-feira (30) deve ser parcialmente nublado a claro e sem chuva durante todo o dia. As temperaturas variam entre 18ºC e 38ºC.
(FolhaPE)