noticias506 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

Ministério da Agricultura aprova registro de 51 novos pesticidas, maior número em dez anos

Publicada em 23/07/19 às 11:09h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ministério  da  Agricultura  aprova  registro  de  51  novos  pesticidas,   maior  número  em  dez  anos  Compartilhar a noticia Ministério  da  Agricultura  aprova  registro  de  51  novos  pesticidas,   maior  número  em  dez  anos  Compartilhar a noticia Ministério  da  Agricultura  aprova  registro  de  51  novos  pesticidas,   maior  número  em  dez  anos

Link da Notícia:

Ministério  da  Agricultura  aprova  registro  de  51  novos  pesticidas,   maior  número  em  dez  anos
O Ministério da Agricultura aprovou, ontem, o registro de 51 novos pesticidas, totalizando 262 de janeiro a julho. É o maior número para o período nos últimos 10 anos. Até julho de 2018 – ano em que foi registrado recorde de autorizações –, 239 agrotóxicos haviam sido liberados.

Segundo o ministério, 44 dos novos produtos liberados ontem são genéricos. Ou seja, têm princípios ativos equivalentes aos já autorizados no país. No entanto, 7 são produtos formulados, aqueles que os agricultores podem comprar em lojas de insumos agrícolas. O princípio ativo sulfoxaflor, que controla insetos que atacam frutas e grãos, como a mosca branca e o psilídeo, está em 6 desses produtos.

O sulfoxaflor é relacionado à redução de enxames de abelhas e está em estudo no exterior. Segundo o governo, o uso do agrotóxico no Brasil deverá seguir as orientações estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Os agricultores terão algumas regras para uso, como evitar a aplicação em períodos de floração das culturas e seguir as dosagens máximas do produto e de distâncias mínimas de aplicação em relação à bordadura para a proteção de abelhas não-apis (aquelas sem ferrão).

O ministério afirma que as restrições de uso do pesticida vão constar no rótulo dos produtos e serão estabelecidas de acordo com cada ingrediente e cultura. O órgão afirma que a aprovação de novos pesticidas tem como objetivo “disponibilizar alternativas de controle mais eficientes e com menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana. Já a aprovação de produtos genéricos é para promover a concorrência no mercado de defensivos, o que faz cair o custo de produção”.

Justificativa 

O ministério afirma ainda que, mesmo com aumento do registro de defensivos agrícolas, a venda desses produtos caiu nos últimos anos. “O fato de haver mais marcas disponíveis no mercado não significa que vai aumentar o uso de defensivos no campo. O que determina o consumo é a existência ou não de pragas, doenças e plantas daninhas”, justifica.

 (Fonte: Folhapress)





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1666323
Usuários Online: 5647
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.