As chuvas que atingiram Pernambuco no sábado (20) causaram estragos na cidade de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco. Em 24 horas, choveu 156 milímetros no município, o que estava previsto para todo o mês de julho. A água deixou 2.072 pessoas desalojadas na área urbana. Segundo a Defesa Civil de Barreiros, foram 518 famílias afetadas em seis bairros atingidos pelas chuvas.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que o monitoramento das últimas 12 horas da central de operações sobre as chuvas na Zona da Mata Sul indicou ocorrências de elevação dos rios locais nos municípios de Barreiros e Tamandaré. Em Barreiros, o temor é que o Rio Una possa transbordar. Já em Tamandaré, 42 famílias de regiões ribeirinhas tiveram que ser retiradas das casas.
A Codecipe informou que está monitorando a situação, mas que não há registro de mortes ou de necessidade do órgão estadual atuar devido às chuvas. A população pode acionar a Codecipe através dos telefones 199 ou (81) 3181.2490. Este é o terceiro mês que Barreiros sofre com as chuvas. Em fevereiro e em maio, a cidade também foi castigada pela água.
Fonte:OP9