noticias567 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

MEC e Fiocruz abrem inscrições para Rede Nacional de Cursinhos Populares com foco no Enem

Publicada em 23/04/2025 às 15:22h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia MEC e Fiocruz abrem inscrições para Rede Nacional de Cursinhos Populares com foco no Enem  Compartilhar a noticia MEC e Fiocruz abrem inscrições para Rede Nacional de Cursinhos Populares com foco no Enem  Compartilhar a noticia MEC e Fiocruz abrem inscrições para Rede Nacional de Cursinhos Populares com foco no Enem

Link da Notícia:

MEC e Fiocruz abrem inscrições para Rede Nacional de Cursinhos Populares com foco no Enem

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abriu nesta terça-feira (22) as inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP).

 

A iniciativa vai selecionar 130 propostas de cursinhos gratuitos voltados à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares de acesso ao ensino superior.

 

Com foco na inclusão e na redução das desigualdades, a CPOP destina-se especialmente a estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, como pessoas negras, indígenas e com deficiência. O edital está disponível no site da Fiocruz, e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio, por meio da plataforma Prosas.

 

 

Terão prioridade no processo seletivo os cursinhos que não contam com nenhum tipo de apoio financeiro, seja ele direto ou indireto. A lista de todas as propostas inscritas será divulgada no dia 7 de maio, no portal do MEC.

 

As propostas devem estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e ao conteúdo programático do Enem, com uma carga horária mínima de 20 horas semanais. Também é obrigatório que incluam atividades complementares voltadas à promoção da saúde, cidadania, inclusão e formação antirracista e anticapacitista.

 

Para Hugo Silva, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), os cursinhos populares são fundamentais na democratização do acesso ao ensino superior. “Em um país marcado pela desigualdade, são nesses espaços, em conjunto com a política de cotas, que se constroem estratégias e ferramentas para avançar na educação superior para juventude periférica”, afirma.

 

Ele reforça a importância do programa: “É urgente que esses cursinhos sigam existindo e se inscrevam no edital da CPOP, para obter apoio didático, financeiro e capacitação para professores.”

 

A iniciativa conta com investimento inicial de R$ 24,8 milhões para o ciclo 2024-2025, com previsão de beneficiar até 5.200 estudantes em seu primeiro ano.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1833928
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.