noticias872 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

Imposto seletivo para bebidas alcoólicas pode reduzir óbitos e doenças, defende Ministério da Saúde

Publicada em 27/12/2024 às 11:49h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Imposto seletivo para bebidas alcoólicas pode reduzir óbitos e doenças, defende Ministério da Saúde  Compartilhar a noticia Imposto seletivo para bebidas alcoólicas pode reduzir óbitos e doenças, defende Ministério da Saúde  Compartilhar a noticia Imposto seletivo para bebidas alcoólicas pode reduzir óbitos e doenças, defende Ministério da Saúde

Link da Notícia:

Imposto seletivo para bebidas alcoólicas pode reduzir óbitos e doenças, defende Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde publicou uma nota em que apoia a implementação do imposto seletivo para bebidas alcoólicas no Brasil como uma “importante medida para redução de óbitos e adoecimentos”. A taxação foi incluída no projeto de regulamentação da Reforma Tributária aprovado no Congresso Nacional neste mês. O texto segue para sanção presidencial.

 

Segundo a pasta, “o consumo de bebidas alcoólicas é fator de risco para um amplo conjunto de doenças e agravos”, por isso devem ser incluídas no imposto criado para incidir sobre produtos nocivos à saúde ou ao meio ambiente. O ministério reforça que, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), orienta que não existe consumo seguro de álcool.

 

“O uso de álcool em qualquer quantidade pode gerar inúmeros danos à saúde, como câncer, acidentes de trânsito, violências interpessoais, transtornos mentais, doenças infecciosas, crônicas não transmissíveis, do fígado e do pâncreas, além de efeitos negativos no desenvolvimento da gestação”, diz.

 

Sobre o cenário nacional, afirma que, segundo dados de 2021, as bebidas foram responsáveis pela morte de cerca de 53 mil pessoas, 3% do total de óbitos registrados no país. No global, a OMS estima 2,6 milhões de fatalidades em 2019, ano mais recente sobre o qual se tem levantamento.

 

Além disso, o ministério cita números do Instituto Nacional de Câncer (INCA) que mostram que, em 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 1,7 bilhão com os tratamentos de cânceres que têm associação com álcool. Estima-se que, a partir de 2040, serão gastos mais de 4,1 bilhões de reais anuais, um aumento de 139%.

 

Fonte: Agência O Globo/Foto: Freepik




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1665530
Usuários Online: 4877
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.